ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

10 dicas para economizar energia elétrica

O consumo de energia elétrica tem aumentado muito no Brasil, e parte disso se deve ao desperdício e mau uso. No verão é quando os índices ficam ainda mais altos, já que as pessoas tendem a usar muito mais aparelhos de refrigeração e condicionamento de ar.

Poupar energia elétrica é muito bom para a natureza, e, é claro, para nosso bolso. Sobre esse assunto e falando de dicas de como economizar energia, evitando o desperdício, falaremos no post de hoje. Confira a seguir!

  1. Chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. Por isso, opte por banhos frios, principalmente nesse calorão do verão, e, também mais rápidos; evite, caso opte pelo banho quente, os horários entre 18h e 20h, que são os de pico. Além disso, feche o chuveiro quando estiver usando sabonete, shampoo e outros produtos.
  2. Evite utilizar vários aparelhos elétricos ao mesmo tempo dentro de casa, podendo fazer com que a rede elétrica fique sobrecarregada.
  3. Não abra a geladeira e/ou o freezer sem saber o que quer pegar, deixando o aparelho aberto durante um tempo, olhando-o, como se fosse uma vitrine. Isso gera um consumo muito maior de energia. Ah, fazer o degelo periodicamente, segundo as instruções da empresa, também é importante.
  4. Aproveite a luz natural sempre que puder! Evite ascender lâmpadas durante o dia, e, ao invés disso, abra cortinas e janelas, deixando a luz solar entrar.
  5. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar: apague as lâmpadas quando não estiver no cômodo e desligue os aparelhos que não estiver usando (isso inclui a televisão ligada durante a noite – programe o timer).
  6. Na hora de escolher a cor para pintar paredes internas e tetos, prefira as claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
  7. No uso do ferro elétrico, junte o maior número possível de peças de roupas, para passá-las de uma só vez. E, após desligar o aparelho, aproveite seu calor para passar algumas peças leves.
  8. O ar condicionado é outro vilão no consumo de energia elétrica, por isso, escolha os momentos certos para ligá-lo. Quando for usá-lo, garanta que todas as portas e janelas estejam fechadas, impedindo que o ar saia por esses locais.
  9. Utilize lavadoras e secadoras de roupas e louças em sua capacidade máxima, poupando energia. Entre o uso do forno convencional, à gás, ou microondas, opte pelo à gás.
  10. Prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED, que são comprovadamente melhores e mais econômicas que as incandescentes.

Nossas sugestões são, na realidade, fáceis de serem seguidas, não é verdade?! O que é mais necessário é a conscientização, consumindo, não só a energia elétrica, como tudo, de forma devida e sem exageros. Boa sorte na economia! 😉