ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

10 ideias para colocar em prática no seu condomínio


Ainda podemos dizer que estamos no ínicio do ano, e essa é a hora de planejar! A possibilidade de recomeço traz diversas ideias que todos podem colocar em prática em 2020. 

Síndico, separamos algumas dicas para você se inspirar e colocar em prática em seu condomínio a partir de hoje, confira:

  1. Evitar o desperdício de água

Ao evitar o desperdício de água você ajuda o meio ambiente e a conta do condomínio. Você como síndico, pode promover campanhas para ajudar na conscientização dos moradores.

  1. Fazer investimentos que valorizem o condomínio

O síndico é também responsável por manter o condomínio e promover ações que o valorizem. Essa valorização pode trazer benefícios a todos os moradores, facilitando vendas e locações.

  1. Ficar atento às manutenções preventivas 

O síndico deve voltar toda sua atenção aos detalhes. Se você está vistoriando o condomínio constantemente, fica mais difícil ser surpreendido por um vazamento, por exemplo. Previna-se, fique sempre em alerta.

  1. Apostar na segurança dos moradores

A segurança vai além dos sistemas de monitoramento e portaria (que, claro, são muito importantes). Entretanto, existem locais que também merecem atenção especial, como é o caso da piscina no verão. Sem algumas regras, ela pode se tornar bastante insegura e ser palco de acidentes.

  1. Ter um bom cartão de visitas embelezando a fachada do condomínio

A fachada do prédio é seu cartão de visitas e valoriza o imóvel. Cuide bastante da limpeza e da higiene, pois são questões essenciais no cotidiano, pois além dos edifícios residenciais, é importante para os comerciais, já que um ambiente limpo e organizado transmite uma imagem de credibilidade e seriedade ao negócio.

  1. Contratar bons profissionais

Contrate profissionais sérios, com experiência e que entreguem um trabalho de qualidade, busque recomendações. 

  1. Entender as atribuições do síndico

Se você é síndico, é importante que se mantenha sempre informado e saiba exatamente quais são suas atribuições. Para que seja realizado um excelente trabalho, existem diversos cursos no mercado. 

  1. Dar a atenção devida à impermeabilização predial

Um dos itens mais negligenciados nos condomínios é a impermeabilização predial. No entanto, dados apontam que, em todo o país, o percentual de condomínios afetados por problemas de infiltração atinge 80%.

  1. Atualizar o regimento interno

Para comportar as novas regras, é importantíssimo manter o regimento interno do condomínio sempre atualizado.

  1.  Acolher novos moradores com um kit de boas vindas 

Segundo o FiberSals, o período da mudança dos novos moradores pode ser o momento ideal para esclarecer as regras do condomínio.

Muitos síndicos têm apostado em um kit de boas-vindas, que contém:

  • Ficha cadastral a ser devolvida para o síndico (aproveitando para coletar os dados dos novos moradores, para envio de informativos e cobranças, por exemplo);
  • Lista de contatos (com meios de comunicação com o síndico, subsíndico, administradora e também com os nomes e funções dos funcionários do condomínio, além de contatos emergenciais, como a empresa de manutenção de elevadores, por exemplo);
  • Cópia da Convenção Condominial e
  • Cópia do Regimento Interno.

Você pode, ainda, adicionar campanhas de conscientização sobre o uso da água, ou ainda esclarecimentos sobre a importância da participação nas assembleias.

Dessa forma, os moradores sentem-se acolhidos, e já passam a conhecer as regras e particularidades do condomínio (facilitando, e muito, a vida do síndico).