ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

4 aplicativos para praticar atitudes sustentáveis simples no seu condomínio

Apesar do conceito de sustentabilidade não ser novidade para ninguém, inserir essa ideia em na rotina da maioria das pessoas e dos condomínios às vezes não é uma das tarefas mais fáceis, uma vez que exige algumas mudanças em hábitos diários. No entanto, a tecnologia, mais uma vez, entra em cena para suprir necessidades e oferecer praticidade. Hoje, é possível ter a sustentabilidade na palma da sua mão. Listamos 4 aplicativos que vão ajudar nessa tarefa de tornar o seu condomínio mais sustentável, veja:

Plantit

Um aplicativo que ajuda a plantar orgânicos! A agricultura doméstica pode gerar benefícios para os condôminos – preservar a saúde e a natureza e poluir menos. O Plantit disponibiliza informações e dá dicas práticas para a criação de uma horta biológica, sobre como cultivar alho poró, alecrim, temperos, morangos, entre muitas outras variedades de hortícolas e aromáticas, difundindo práticas da agricultura urbana. Tendo por base o método da agricultura biológica, o app ensina quando, como e onde semear, plantar, colher e regar cerca de 28 variedades de cultivos e dá informações sobre a exposição solar adequada, o tipo de solo, a estação do ano e em que pratos utilizar os produtos. Para o plantio, o condomínio pode usar uma parte do jardim ou até mesmo, uma opção mais simples, usar vasos ou florais.

Rota de Reciclagem

Este aplicativo informa como os usuários podem ajudar no processo de reciclagem, separando e entregando embalagens em pontos de coleta. Ele é mais uma ação da Tetra Pak, uma das maiores empresas em soluções de processamento e envase de alimentos do mundo, a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente. De forma didática, é apresentado como qualquer pessoa interessada pode participar do processo de separação e entrega das embalagens para reciclagem e ainda informa onde estão localizadas as cooperativas de catadores, empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens. Mesmo que muita gente não tenha o hábito de separar os diferentes tipos de lixo em suas próprias residências, muitos condomínios já usam o serviço onde a separação dos materiais é feita por meio de lixeiras diferenciadas por cor, que indicam quais os materiais recicláveis devem ser separados do lixo comum na hora do descarte. Contudo, é fundamental fazer a conscientização dos moradores e funcionários da importância do descarte correto.

Nossa Energia

Desenvolvido pelo Instituto Akatu, uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, com ele, você pode calcular o consumo dos aparelhos elétricos que possui para poupar dinheiro e buscar maneiras de tornar os seu hábitos mais sustentáveis e conscientes. Bastante simples e didáticos, por meio de uma calculadora de energia, o usuário pode informar quantas horas por semana usa aparelhos elétricos de determinados ambientes para saber a correspondência em kW e gastos por mês em cada item e total. Este aplicativo pode lhe ajudar a diminuir a sua conta de energia ou melhorar a eficiência energética do seu condomínio, e até mesmo em casa.

Good Guide

Este também é um aplicativo válido para os moradores. Criado por um professor da Universidade da Califórnia, com o objetivo de estimular a compra consciente. Pela câmera do seu smartphone, você escaneia o código de barras do produto e ele apresenta informações sobre este determinado produto, como o uso de substância nocivas, o impacto da sua produção ao meio ambiente ou até o uso de trabalho escravo. O app já possui cerca de 180 mil produtos cadastrados e leva em consideração a análise de uma equipe multidisciplinar de profissionais, como médicos, infectologistas e nutricionistas. Na hora de fazer as compras dos itens para o seu condomínio, com o Good Guide, dá para descobrir se o produto que você tem utilizado é um perigo para o consumo e para o meio ambiente. Mesmo sendo americano, aqui pelo Brasil, o app já é bastante útil, porque muitos dos produtos cadastrados são importados pelos supermercados brasileiros.

Você já conhecia algum desses aplicativos? Se você conhece algum outro e sentiu falta na nossa lista, conte pra gente! Deixe seu comentário 😉