ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Condomínio

Cobertura para área externa de apartamento: não faça sem saber disso!

Um dos grandes privilégios de morar na cobertura é o fato de mesclar as características de uma casa, com a segurança de um apartamento. A presença de grandes terraços descobertos, que permitem a integração dos ambientes internos com áreas ensolaradas e ajardinadas é quase padrão. Eventualmente, seja pela necessidade de ampliar a área coberta, ou até mesmo por alguma questão técnica, como a ocorrência de infiltração no apartamento de baixo, você pode se ver obrigado a cobrir seu terraço. Quando falamos de cobertura para área externa de apartamento, muitos aspectos precisam ser considerados. 


Vamos a seguir falar um pouco sobre cada um deles:

Sobrecarga na laje


É muito importante que a escolha do tipo de cobertura e fechamentos laterais respeite os limites de sobrecarga da laje.
Entenda:


Riscos do excesso de peso na laje


Para prédios mais novos, que possuam os projetos técnicos em seus arquivos, basta uma simples consulta.
Já para os prédios que não os tem, a questão precisa ser estudada a fundo.
Existem ensaios realizados por empresas especializadas que determinam essa resistência.
Mas, prepare-se, o custo é super alto!
 Independente de qual seja a sua situação, o mais importante é contratar um arquiteto ou engenheiro para te assessorar nessa etapa.

Aprovação do prédio


Qualquer tipo de alteração na fachada precisa da aprovação de 100% dos condôminos, então, a modificação que você pretende realizar não deve interferir com a fachada.
Ainda assim, mesmo que não interfira, seu projeto de cobertura para área externa de apartamento deve ser submetido à aprovação da administração do edifício.
Isso evitará problemas futuros, como a eventual obrigação de desmontagem, por ter feito algo fora do padrão.
Imagina ficar sem a sua cobertura e ainda perder o dinheiro investido?!
Não esqueça que, nessa fase, você já precisa apresentar para o prédio o Responsável Técnico que supervisionará a sua obra, bem como a Registro de Responsabilidade Técnica.
m

permeabilização existente


A fixação da sua cobertura nova deve ser superficial, ou sobre blocos de concreto.
A camada da impermeabilização existente, em hipótese alguma deve ser rompida, seja por parafusos ou qualquer outro elemento de fixação.
Essa providência evitará que em algum momento o seu vizinho de baixo reclame de algum vazamento.
 Toda área externa de apartamento recebe uma camada impermeabilizante, nunca permita que alguém a perfure.

Cheque alternativas


Como já falamos anteriormente existem duas motivações para se cobrir o terraço.Caso você queira cobrir para eliminar de uma vez o contato com a água da chuva, para resolver os problemas com infiltração, saiba que existe no mercado o sistemas de Impermeabilização: que sem quebrar o piso existente, é aplicada uma camada fina de um compósito de poliéster flexível, podendo inclusive escolher a cor e o padrão do acabamento. Para finalizar, pense sempre que modificações muito específicas, em vez de valorizar, podem depreciar seu imóvel na hora da revenda.


FONTE- FIBERSALS