ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Como facilitar a readaptação à volta às aulas?

Após um mês aproveitando para brincar ainda mais e dormir até tarde, o descanso de férias acaba com a volta à escola. Esse é um período que exige uma certa atenção, porque o processo de readaptação pode ser complicado. Diante disso, listamos aqui algumas dicas para fazer com que a volta às aulas dos seus filhos seja a mais tranquila possível.

 

  1. Ajuste a rotina

É comum que durante as férias os horários não sejam seguidos à risca e a rotina fique um pouco bagunçada. O primeiro passo é retomar o ritmo da escola com algumas semanas de antecedência. Crie um cronograma diferente daquele praticado durante o recesso escolar, mais parecido com os dias de aula.

Então, coloque a criança na rotina novamente, principalmente com a hora para ir dormir e acordar. Uma forma de fazer essa adaptação é ir acordando o seu filho cada dia uns 10 minutinhos mais cedo que o dia anterior, até chegar ao horário que deverá acordar para ir ao colégio. E além de tudo, assim você garante que seu filho não fique sonolento ou com dificuldade de concentração. Porque é à noite que o hormônio do conhecimento é liberado ao organismo, principalmente em um sono de qualidade. Portanto, as crianças entre três e cinco anos precisam de 13 horas de sono por dia e as de idade entre seis e doze anos devem ter pelo menos 10 horas. Lembre de ajustar os horários de comer também, pois tanto quanto o sono, a fome interfere na rotina da escola.

  1. Faça atividades relacionadas ao conteúdo escolar

É interessante fazer recorte e colagem, montar quebra-cabeças ou outras brincadeiras, para ajudar na readaptação da criança com as atividades da escola e promovem o interesse para os conteúdos estudados.

Além disso, uma boa dica é tirar um dia da semana para folhear livros e caderno do ano letivo para refrescar a memória dele. É bem possível que algumas coisas que seu filho tenha aprendido tenham escapado nos dias de férias.

  1. Converse sobre a volta às aulas

Assim como o item anterior, essa é uma boa estratégia para reavivar a memória dele. Converse sobre a escola, as brincadeiras que faziam, os amigos… As boas lembranças podem deixá-lo mais empolgado para voltar ao colégio. Vale também marcar um encontro com alguns dos colegas para se animarem mais ainda.

  1. Seja paciente e firme

Se o seu filho sentir dificuldade em se adaptar, demonstre segurança. O choro nos primeiros dias de aula é normal, tem aqueles que são mais sensíveis e levam um pouco mais de tempo, por isso é importante os pais serem pacientes e demonstrarem que se sentem seguros em deixá-los na escola. Então, volte para o item anterior e converse com eles sobre o que podem esperar da escola, como é bom passarem um tempo lá e com os amigos, diga o nome da professora para eles já se habituarem e evite deixá-los e sair rapidamente, porque pode fazê-los se sentir abandonados.

Nós sabemos que você vai sentir saudade, mas encoraje seu filho, ressalte de todas as coisas legais que ele vai fazer e aprender. E não esqueça: ainda tem o final de semana para curtir seu pequeno o dia inteiro! 😉