ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Dia do silêncio: dicas para isolar sua casa de ruídos externos

Celebrado neste mês de maio, o dia do silêncio tem como objetivo conscientizar sobre o impacto que a poluição sonora gera na qualidade de vida das pessoas. Nossa casa é um dos melhores lugares para relaxar e fugir de todo o stress que pode ser causado do lado de fora. O que pode ser um problema para esse momento de tranquilidade que é estar em casa, são as obras que acontecem no condomínio, ou aquele vizinho que acabou de ter um bebê e que chora a noite inteira, ou até mesmo o trânsito da rua lá fora. Uma solução para esses problemas é adaptar a sua casa com isolamento acústico. Abaixo listamos algumas dicas que vão te ajudar a isolar sua casa do excesso de ruído. Veja:

Portas

Se você consegue ouvir a televisão do vizinho ou as vozes das pessoas na rua, portas de madeira maciça irão de ajudar. Elas são boas para resolver os ruídos que são transmitidos através do ar, os ruídos aéreos, evitando a passagem do ar. Também existem portas acústicas metálicas, porém são modelos desenvolvidos mais para áreas industriais, casas de máquinas, entre outros locais que precisam de maior isolamento acústico.

Janelas

Uma boa solução para os barulhos que vêm da janela também é acabar com as frestas. Usar no lugar das janelas caixilhos acústicos ou vidros que tenham estrutura dupla ou tripla vedam as frestas que podem deixar o som passar. Além disso, existem modelos de janelas anti-ruído próprias para solucionar esse problemas, de alumínio, com vidros duplos com câmara de ar, vedação exclusiva, entre outros.

Outra opção que normalmente é pensada muito mais no lado da decoração, mas que pode ajudar no conforto, é a escolha das cortinas. Os modelos com tecidos mais grossos e as de modelo blackout impedem a invasão dos sons que podem passar pelas janelas ou até portas.

Chão

Pisos laminados e de madeira são feitos de materiais que proporcionam uma melhora no efeito acústico do ambiente, permitindo bem menos a repercussão dos ruídos. Então caso os sons produzidos por vibrações e pancadas sejam os que mais te incomodam, uma sugestão é a troca do piso para um desses materiais.

Uma solução mais simples para esses ruídos de impacto pode ser o uso tapetes. Procure por tapetes felpudos, com tecidos mais grossos, macios… Eles absorvem parte do eco e das vibrações.

Paredes

O isolamento acústico nas paredes é um dos que podem dar mais trabalho, por precisarem ser aplicados elementos na parte interna da parede. Materiais que ajudam são lãs de rocha e placas de gesso acartonado. É recomendado contratar profissionais especializados para este tipo de serviço, para obter um melhor resultado.

O que pode ajudar também, no entanto de forma mais simples, é o uso de quadros e plantas verticais. Os quadros diminuem os impactos no ambiente, principalmente os de telas com molduras de madeira. Já as plantas, além de deixar o local com menos ruídos, ainda mantém o ambiente numa temperatura fresca.

Teto

Um problema de quem mora em apartamento, pode ser os barulhos do apartamento de cima. Pulos, salto alto, móveis arrastando… Podem gerar um grande estresse, quando constantes. Mas às vezes nem mesmo é culpa do seu vizinho, pode ser o seu teto. Fazer uma reforma no teto pode dar trabalho, mas uma boa dica é instalar placas de gesso acartonado. A instalação em metragens abaixo de 10m² podem ser bem rápidas, tendo 1 dia inteiro para a instalação e um segundo apenas para correção de imperfeições. A utilização do gesso aliviará bastante os barulhos do andar de cima.

Dica extra

Uma dica que nem todo mundo deve conhecer é utilizar peças estofadas espalhadas pela casa. Usar pufes, poltronas, sofás e almofadas estofadas, por exemplo, melhoram o conforto acústico do ambiente. São itens ótimos para absorver o som e amenizar o eco do local.