ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Dia Mundial da Energia: conheça a história da data

Você sabia que existe um dia do ano dedicado especialmente ao consumo de energia?! Pois é, e essa data está se aproximando! O Dia Mundial de Energia é comemorado no dia 29 de maio e nós resolvemos trazer, na matéria de hoje, algumas informações sobre isso. Confira a seguir!

A fim de motivar a conscientização das pessoas acerca da importância do uso racional e da economia de energia, além de incentivar a utilização de energias renováveis, surgia, em 1981, essa data, através de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal.

Até porque, como muitos já sabem, o uso de energias fósseis (como, por exemplo, o petróleo e o carvão mineral) potencializa a poluição do meio ambiente, prejudicando a natureza, como um todo – inclusive, isso acaba refletindo em nós, seres humanos, e nossas saúdes.

Por essa razão, aproveitando essa data, são feitas, ao redor do mundo, diversas atividades de conscientização. Isso tudo, repetindo, para lembrar a importância do uso consciente e da economia de energia, preocupando-se com a natureza e o futuro do planeta – e de nossos filhos, netos…

Todo mundo pode ter atitudes, diariamente, que evitam o desperdício de energia. Pensando nisso, separamos, a seguir, algumas dicas bem simples que qualquer pessoa pode seguir. Assim, ajudamos o planeta (e também nossos bolsos, economizando na conta de luz!). Veja só:

  • Assim que sair de um cômodo, apague as luzes, desligue ventiladores e demais aparelhos que estava usando;
  • Troque as lâmpadas da sua casa por fluorescentes ou, ainda melhor, pelas de LED, que são mais caras, porém, mais econômicas e eficientes;
  • Não abra a porta da geladeira várias vezes, e, ao abrir, seja breve, e não fique “pensando” enquanto olha tudo o que tem nela;
  • Quando for usar as máquinas de lavar louça e roupa, espere juntar muitas peças (louças e roupas), utilizando-as com carga completa;
  • Diminua o uso do papel e aproveite os recursos online que te ajudam nessa tarefa (como recebimento de boletos por e-mail, por exemplo).

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o Dia Mundial de Energia, além de algumas sugestões para te ajudar na missão da economia, não há mais desculpas para não fazer a sua parte, não é verdade?! #FicaADica 😉