ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Hora certa para cuidar dos jardins e gramados

Os jardins são espaços importantes em qualquer lugar, pois, além de embelezarem o ambiente, ajudam a equilibrar a qualidade do ar, contribuindo diretamente para o bem-estar das pessoas. No post de hoje, falaremos sobre a hora certa para cuidar dos jardins e gramados. Confira!

Para que essas áreas verdes se mantenham saudáveis e bonitas, é preciso realizar as manutenções preventivas, garantindo que as plantas permaneçam fortes e bem cuidadas. Para crescer, elas precisam de água, iluminação e bom solo. Por isso, o desenvolvimento da vegetação pode variar.

As condições climáticas, como já foi falado, interferem diretamente nas plantinhas. A luz solar e a quantidade de chuva e de vento, por exemplo, são alguns dos fatores que mais interferem no crescimento das plantas. Por isso, é preciso observar bem todos esses pontos.

Dessa maneira, são necessárias, durante o verão, intervenções semanais nos gramados, por exemplo, com corte e recolhimento de detritos. A poda é outro ponto crucial, que envolve cortes e ajustes estéticos nas plantas que apresentarem tamanhos não uniformes.

Nos meses mais quentes, quanto mais alto você mantiver o gramado, mais forte ele ficará, já que reterá melhor a umidade do solo. Mas não exagere, deixando o gramado desleixado. As cercas-vivas, por sua vez, precisam de manutenção a cada quinze dias ou, em alguns casos, uma vez por mês.

Durante o inverno, as plantas também precisam de manutenção, é claro. De forma geral, uma vez por mês. Em relação ao gramado, deve-se, sempre, respeitar o limite mínimo de altura, de 25mm, ou uma polegada, para que ela consiga captar iluminação, criando raízes fortes.

Ainda em relação aos gramados, eles precisam muito da água. Por isso, na semana que não chover nada, regue-o. Em contrapartida, nos meses muito chuvosos, é possível que o gramado fique com aparência rala e amarelada, devido à presença de fungos – que devem ser combatidos adequadamente.

De qualquer forma, uma boa dica é fertilizar seu gramado no início da primavera e no final do verão. Também é indicado cobrir a grama, uma vez por ano, com uma leve camada de terra (de profundidade), possibilitando o nivelamento e dando vida nova ao gramado.

Na hora de plantar, o solo deve ser verificado, atestando se está nivelado e adubado, para que a plantinha tenha boas chances de crescer saudável. Além disso, também deve ser pensada como será feita a irrigação, se há torneiras próximas para isso, por exemplo.

E então, o que você achou dessas informações e dicas que trouxemos na matéria de hoje? Esperamos que tenha gostado e que, munido delas, consiga cuidar melhor dos jardins e gramados ao seu redor. Aproveite para compartilhar esse post com quem também tem esses espaços para cuidar!