ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Principais problemas com vizinhos e como amenizá-los

A vida em sociedade tem muitos benefícios, mas também tem os seus problemas, especialmente nas cidades onde as pessoas passaram a adotar um estilo de vida de convivência muito próxima fisicamente e às vezes um pouco distante de fato.

Não é incomum encontrar pessoas tendo problemas com vizinhos pelos mais diversos motivos, mas compreender os problemas e encontrar formas de solucioná-los é um caminho que todos deveriam seguir para tornar a vida em sociedade mais agradável para todos.

Abaixo separamos alguns dos problemas mais comuns envolvendo vizinhos e algumas sugestões para amenizá-los os resolvê-los definitivamente.

 

Cachorros, gatos e afins

As pessoas gostam de ter animais em casa como cachorro, gato, entre outros. Quando esses animais são controlados dentro de casa é uma coisa, o problema começa quando um gato pula no quintal do vizinho ou um cachorro fica latindo a noite toda. Em casos como esses ou similares os animais domésticos podem ser a causa de divergência entre pessoas que moram próximas, já que algumas pessoas gostam de animais e outras não.

 

Som alto

O som alto é um dos grandes causadores de divergências entre vizinhos, afinal muita gente abusa do volume tanto em casa, como em automóveis na garagem ou estacionados na frente da casa.

 

Limpeza de calçadas

As famosas limpezas de calçadas ou a falta dela também trazem alguns problemas, afinal uns são zelosos demais com a limpeza e outros muito relaxados, eis a fórmula certa para um possível problema. Situações como árvores na calçada vizinha que não param de despejar sujeira na calçada do outro são comuns, entre outras situações deste tipo.

 

Muros e divisas

A divisa é outro motivo passível de atrito. Antigamente, eram histórias de conflitos devido à divisa entre os sítios ou as fazendas; agora, na cidade, são os muros ou a falta deles que podem gerar problemas. Muros que invade o terreno alheio, infiltrações, sujeira, falta de conservação ou até a falta do muro onde ele deveria estar são às vezes a pólvora para as confusões.

 

Outros comportamentos antissociais

Citamos alguns acima, mas há uma diversidade enorme de causas que podem levar um comportamento antissocial a uma discussão ou até um problema maior.

 

Possíveis soluções

A solução sempre está no meio e nunca nos extremos, ou seja, um pouco de paciência de um lado e um pouco de tolerância do outro geralmente funciona bem. Contudo há casos em que isso não acontece dos dois lados e aí nada se resolve. Para quem está na condição de ofendido, o caminho é sempre o mesmo:

  • Conversar com o vizinho e, de maneira educada e cordial, expor o problema. Repetir esta ação sempre que necessário e sempre que aceitável da outra parte.
  • Propor soluções quando possível.
  • Se não houver diálogo ou não houver resposta satisfatória buscar outras alternativas cabíveis, como as autoridades competentes quando aplicável, como nos casos de som alto, por exemplo.

 

Brigar nunca será a melhor alternativa, como diz um velho ditado: é melhor um péssimo acordo do que uma boa briga.

Fonte: Casa Dicas