ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

UpCycle em atividades escolares

O UpCycle, tendência ao redor do mundo, nada mais é do que o processo de transformar resíduos ou produtos inutilizados e descartáveis em novos, com maior uso, valor e qualidade. Dentro dessa corrente, até as crianças podem participar. Quer saber como?! Continue lendo o post e entenda tudo!

Crianças que aprendem sobre sustentabilidade desde cedo têm muito mais chances de se tornarem adultos conscientes. Por isso, é importante educar e conscientizar os pequenos sobre o meio-ambiente e os problemas que ele enfrenta. Tanto a família, quanto a escola têm essa responsabilidade.

Falando em escolas, elas são ótimos ambientes para fazer com que os pequenos se interessem e efetivamente aprendam sobre o tema da preservação ambiental – e até coloquem a mão na massa. Afinal de contas, as crianças de hoje são os adultos de amanhã, que viverão num planeta que será reflexo de nossas atitudes atuais.

E esses conceitos e práticas podem ser passados diariamente para as crianças. Por exemplo, nas aulas de Ciências, as crianças costumam aprender sobre a natureza, conhecer a fauna e a flora, entender sobre a preservação de recursos naturais e sua importância…

Já nas aulas de Artes, é comum que aprendam a reutilizar materiais (revistas, jornais, rolos de papel higiênico e papel toalha, folhas, papelão etc.), transformando-os em novos objetos. Isso pode ser ensinado pelos professores desde os mais novinhos, até os adolescentes – respeitando, é claro, os limites que cada idade têm.

Então, o que queremos passar com essa matéria de hoje é que não só é possível reutilizar e reaproveitar velhos objetos, como também pode ser bem legal, gerando coisas úteis e bonitas, utilizando melhor os materiais – e por mais tempo.

O importante é reduzir o lixo, aumentar o tempo de vida desses materiais e diminuir nossas pegadas ecológicas. No final das contas, o objetivo maior é garantir que as futuras gerações tenham um planeta saudável e equilibrado para que possam se desenvolver.

Se você é amigo de algum professor (a) ou diretor (a) de escola, que tal conversar sobre isso com ele (a), sugerindo a implantação de do UpCycle em mais atividades?! Converse também com os professores e dirigentes da escola de seus filhos, estimulando e incentivando a sustentabilidade!